Colágeno e Elastina – Para que serve?

O colágeno e a elastina são proteínas estruturais sintetizadas e utilizadas pelo corpo humano. O colágeno é encontrado, principalmente, nos tendões, nos ligamentos e no tecido conjuntivo da pele, vasos sanguíneos e pulmões. Assim como a elastina nas paredes das artérias, nos pulmões, nos intestinos e na pele. Estas proteínas trabalham em conjunto nos tecidos conjuntivos.

Função:

O colágeno fornece rigidez ao tecido conjuntivo e aos órgãos para que possam funcionar, e a elastina permite que eles estiquem e retornem ao seu estado original. O colágeno não permite que a elastina estique até o ponto da ruptura. Na pele, eles são os principais componentes da derme, a camada logo abaixo da epiderme. Eles fornecem a estrutura de suporte para a pele.

Importância:

O corpo humano deixa de produzir elastina quando atinge a puberdade. É quando o processo de envelhecimento se inicia. Sem o reabastecimento de elastina, o colágeno começa a perder sua elasticidade e a enfraquecer. A perda do tônus e da elasticidade da pele são os indicadores visuais mais comuns deste processo. As expressões faciais começam a colocar pressão sobre o colágeno e, após um período de tempo, as rugas aparecem.

Conceitos errôneos:

Algumas empresas anunciam o uso de colágeno e de elastina em seus cremes anti-envelhecimento e hidratantes. Entretanto, esses produtos agem apenas na superfície da pele. Os cremes e hidratantes não conseguem penetrar na pele e não são preparados para serem absorvidos. Por isso, eles não irão anular o efeito cumulativo de perda de colágeno. Os cremes diminuem o ritmo da perda de água e mantêm a pele macia.

Preenchedores injetáveis:

O colágeno pode ser usado como um agente anti-envelhecimento sob a forma de um preenchedor injetável. Ele é colocado logo abaixo da superfície da pele. Ele reabastece a estrutura de suporte da pele, completando o colágeno existente e restaurando o contorno da pele. Os preenchedores injetáveis irão suavizar as linhas faciais e a maioria das cicatrizes.

Precaução:

É recomendado fazer um teste cutâneo antes do primeiro tratamento, pois os preenchedores podem causar reações alérgicas. Além disso, podem ocorrer pequenos hematomas, inchaço, vermelhidão e sensibilidade ao redor do local da injeção. Alguns problemas de saúde podem descartar o uso dos preenchedores.